quinta-feira, 5 de maio de 2011

Medicinas Alternativas

Na 6ª feira passada estava a fazer zapping e deparei com o programa do Nicolau Breyner, "Nico à Noite". Nunca tinha visto, mas estava por lá o Medina Carreira que, num tom algo diferente da amargura habitual, dava uma entrevista mais pessoal e por aí fiquei. Seguiu-se um tal de Dr. Nuno Nina, compadre do Nicolau Breyner e licenciado em medicina bioquímica. A coisa cheirou-me a esturro, mas esperei para ver.
A entrevista só confirmou a minha primeira impressão. Tanto a medicina, como a bioquímica são coisas sérias e muito respeitáveis e até estão ligadas profundamente, mas não conhecia nenhuma licenciatura que juntasse as duas no nome e pareceu-me a estratégia típica dos vendedores de banha-da-cobra, que consiste em usar uma linguagem sofisticada e pseudo-técnica.
Umas investigações na net à posteriori, sobre o tal Dr. Nuno Nina permitiram-me concluir que a sua pretensa licenciatura não é reconhecida em Portugal (e provavelmente em lado nenhum!) e que a sua medicina é recheada, como seria de esperar, de outros epítetos: Electromedicina; quântica; energética; integrativa; informacional.

Tudo coisas lindas e impressionantes, com o único problema de não quererem dizer nada de relevante e de misturarem conceitos que fazem sentido em determinados contextos, mas são completamente disparatados noutros.
Tudo o que é quântico está na moda, desde as pulseirinhas à homeopatia. Se se diz que a ciência não explica e quando não há quaisquer evidências de sucesso que se distingam do efeito placebo, em testes sérios e com as regras que se utilizam universalmente para validar qualquer terapia, então de certeza que há uma misteriosa explicação quântica à espera de ser usada.

Falarei disto mais vezes, pois a Física Quântica é uma coisa séria e de grande importância e com presença no nosso dia a dia, mas aqui o essencial da mensagem que pretendo passar é que isto é perigoso e não sei porque é que as autoridades de saúde não impedem estas coisas. Pelo que vi nessas pesquisas que fiz, num programa do Goucha há uns anos, o tal Dr. Nina ia mais longe e exemplificava que ao reequilibrar o Sódio e o Potássio das células, repunha os níveis energéticos do organismo (a energia também faz sempre parte do vernáculo da banha-da-cobra, assim como o holístico) e tratava tudo com as suas maquinetas star wars, desde a dor de cabeça, à osteoporose, culminando com a oncologia. E, claro, para ser credível estavam lá doentes ou ex-doentes, assim tipo IURD, que, descrentes na medicina convencional, se entregavam à medicina informacional, com todos os riscos inerentes a querer tratar-se o cancro com feitiçaria.

Pelo que vi pelas imagens da suposta clínica, a coisa deve render bem. Ao menos a homeopatia é um pouco mais benigna, pois normalmente não se afoita tanto deixando as patologias mais agrestes entregues à medicina “convencional”. É que os seus comprimidos de açúcar e xaropes de água não geram tanto impacto no equilíbrio das energias, como as potentes máquinas EMDR da medicina integrativa!

Nada disto se distingue dos efeitos de placebos, conforme comprovam muitos testes por esse mundo fora e na verdade, as ditas “medicinas alternativas”, são alternativas porque não são medicina. Aqui fica uma reportagem, na TV Australiana sobre a homeopatia. Depois é só generalizar para outras banhas-da-cobra, como esta do Dr. Nuno Nina.

5 comentários:

  1. pelo que li do teu comentario so tenho a dizer que deves ter uma saude de ouro. Um dia que te aconteça algo grave, e te dirigires a um médico que manda fazeres uma carrada de exames, enxete de medicamentos, diz que es mais um dos casos incuraveis, sem explicaçao, e que tens talvez 6 meses a um ano de vida, ai vas repensar e vas procurar alternativas para tentar safares-te. Nao sei se sabes mas na bula de um benuron esta carregadinha de efeitos secundarios. Nao que nao seja necessario, mas nao podes por uma pessoa a tomar analgesicos para a vida toda. A isto chama-se evoluçao. Atençao que nao estou a defender o Doutor nuno nina e o seu trabalho, nao sei se é banha da cobra, mas acredita que a percentagem de erros médicos nos nossos dias é gigantesca comparada com as pessoas que recorrem a outras terapias e nos tratamentos venham a ter sequelas. O mecanismo dele, para quem percebe, que nao é o teu caso, tem a sua lógica. Porque senao nao usavam ressonancias, tacs, encefalogramas, etc. o ser humano n sabe de tudo, e acredito que a medicina nao procura ajuda noutras áreas porque nao é benefico para as industrias farmaceuticas. Um so aparte, estuda as estatisticas de pessoas que sofrem de candidiase independentemente do tipo. Uma pomada para tratar custa a volta de 3 euros. Tens a noçao de quantas pessoas teem infeçoes por candida? quase metade da populaçao teve na sua vida uma infeçao por candida. ora 3 x 5 milhoes ( sim pk somos a volta de 12 milhoes de habitantes) so ai as industrias teem dinheiro para o resto da vida. eu tenho formaçao médica, e acredito que o problema nao passao por tomar medicaçao, passa sim por descobrir o q a pessoa tem, tomar medicaçao e complementar com uma área da medicina alternativa. Atençao, as tais banhas da cobra como dizes, so acontecem pk a medicina nao da resposta a problemas cronicos, e as pessoas querem estar curadas e nao serem frascos ambulantes . uma vez mais avisote, dizes isso pk nao passaste por um problema cronico, pois se o tivesses e se te dissessem que comeres as tuas fezes melhoraas aposto que o farias. um abraço

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Maria Leite, parabéns pelo seu comentário, é de lamentar, o facto quando se precisa e a medicina tradicional não dá resposta, ai sim, se dá valor. Obrigado Diogo Andrade

      Eliminar
  3. Pelo que li do primeiro comentário acho que deve ser de uma pessoa completamente ignorante e que nunca teve nenhum problema de saude grave ,porque se tivesse não diria tantos disparates e pena que nos hospitais não haja maquinetas daquelas como tu dizes as pessoas em vez de faserem dialize eram tratadas para a evitarem e terem mais qualidade de vida ,eu ja recorri ao Dr, Nuno depois de andar anos e anos a me intoxicar de medicação e fisioterapia e massagéns em apenas 5 tratamentos consegui o que não consegui em anos com tanta porcaria de medicação e pomadas etc.quem puder la ir recomendo vivamente ...

    ResponderEliminar
  4. Pelo que li do primeiro comentário acho que deve ser de uma pessoa completamente ignorante e que nunca teve nenhum problema de saude grave ,porque se tivesse não diria tantos disparates e pena que nos hospitais não haja maquinetas daquelas como tu dizes as pessoas em vez de faserem dialize eram tratadas para a evitarem e terem mais qualidade de vida ,eu ja recorri ao Dr, Nuno depois de andar anos e anos a me intoxicar de medicação e fisioterapia e massagéns em apenas 5 tratamentos consegui o que não consegui em anos com tanta porcaria de medicação e pomadas etc.quem puder la ir recomendo vivamente ...

    ResponderEliminar